sábado, 24 de novembro de 2007

CEIVA - REVISAO PARA A PROVA

OBSERVE ESTE QUESTIONARIO PORQUE O QUE ENTREGUEI A VOCES EU PERDI. ESSE É OUTRO. ESTUDE POR ESTE.

1 – Cite as conseqüências do renascimento do comercio no período da Baixa Idade Média.
2 – Em 1095 atendendo ao apelo do papa Urbano II para que iniciassem uma guerra santa contra os muçulmanos, os nobres cristãos organizaram as cruzadas. Cite as conseqüências das cruzadas para o mundo europeu.
3 – Descreva a mentalidade religiosa durante o período da baixa idade média.
4 – Apresente as características que marcaram o período de transição do feudalismo para o capitalismo.
5 – Cite os elementos que contribuíram para a crise do feudalismo.
6 – Entre os acontecimentos que contribuíram para a crise do feudalismo está a Guerra dos Cem anos. Sobre essa guerra responda:
a) Os países envolvidos –
b) causa –
7 - A Magna carta foi um documento de 1215 assinado pelo Rei João, resultou de desentendimentos entre João e os barões ingleses acerca das prerrogativas do soberano. Mostre a importância desse documento.
8 – Em meados do século XIV a cidade de Paris foi totalmente cercada por camponeses que protestavam contra os nobre proprietários que cobravam altos impostos e não protegiam os camponeses das guerras. Como ficaram conhecidas essas revoltas?
9 – Cite as mudanças que ocorreram no período denominado Baixa Idade Media.
10 – Defina Heresias e como a Igreja Católica reagiu em relação as heresias.
RESPOSTAS

1 – Possibilitou o surgimento de uma novo grupo social – a burguesia – independentes dos senhores feudais; e o retorno do comercio com a circulação de moedas.
2 – O empobrecimento dos senhores feudais que tiveram suas economias arrasadas pelo elevado custo das guerras; fortalecimento do poder real, a medida que os senhores feudais perdiam suas forças; reabertura do mar Mediterrâneo e conseqüente desenvolvimento do intercambio comercial entre Europa e Oriente gerando o renascimento comercial; ampliação do universo cultural europeu, promovido pelo contato com os povos orientais.
3 – A mentalidade religiosa era impregnada pelas idéias da Igreja Católica e pelas superstições do povo. Tudo era explicado pela religião, agravado por uma sociedade que passava por epidemias como a peste negra e a Guerra dos Cem anos, encarados como castigos divinos.
4 – As mudanças provocadas principalmente na área econômica geraram o aparecimento de uma nova classe social ligada não mais a terra, mas sim ao comercio – a burguesia; com o enfraquecimento da nobreza, o rei necessitando fortalecer seu poder se aliou a burguesia que precisa unificar a moeda, e o sistema tributário contribuindo para a formação dos Estados Nacionais;
5 – As Epidemias como a peste negra trazida do Oriente por um navio genovês contaminado. A peste negra espalhou-se rapidamente, calcula-se que um terço da população européia tenha morrido vitimada pela doença; a Guerra dos Cem anos entre a França e a Inglaterra.
6-
a) Inglaterra e França.
b) A causa econômica do conflito foi a disputa pelo domínio da região de Flandres, que apresentava notável desenvolvimento comercial e manufatureiro, atraindo a cobiça de franceses e ingleses. O motivo político foi uma disputa dinástica pelo trono francês, entre Eduardo III, rei da Inglaterra e Felipe de Valois, nobre francês, ambos parentes de Filipe, o Belo.
7 - Foi importante porque limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto. João deveria renunciar a certos direitos e respeitar determinados procedimentos legais, bem como reconhecer que a vontade do rei estaria sujeita à lei, protegendo portanto o direito de cada individuo.
8 – Essas revoltas ficaram conhecidas com o nome de Jacqueries . 23
anos depois, na Inglaterra aconteceu uma revolta camponesa com o objetivo de melhorar as condiçoes de vida associada a um componente religiosos foram os lolardos.
9 – Fortalecimento dos reis em detrimento do poder dos nobres que deram origem aos Estados Nacionais; formação de um novo grupo social – a burguesia; reabertura do Mar Mediterrâneo
10 – Heresias eram as idéias contrarias a igreja Católica. Para combater essas idéias a Igreja criou o Tribunal de Inquisição que tinha como objetivo investigar e punir aqueles considerados hereges. Muitos foram queimados vivos nas fogueiras.















Nenhum comentário: