segunda-feira, 26 de novembro de 2007

RUI BARBOSA - Revisao do 3o ano - historia geral

1 –Defina guerra Fria.
Extrema rivalidade política, ideológica, militar e econômica entre os EUA e a URSS, cujos governantes acusavam-se mutuamente de pretender dominar o mundo.
2 – Após a segunda guerra mundial os EUA implantaram o Plano Marshall. O que foi esse plano e quais seus objetivos?
Plano norte-americano que destinou recursos para a reconstrução dos países capitalistas ocidentais cujas economias foram abaladas pelo esforço da guerra.
3 – Sobre a Revolução Chinesa responda:
a) causas – por mais de dois séculos a China foi governada pela dinastia Manchu. Em 1911, surgiu na China um movimento liberal burguês, liderado por Sun Yat-sem, que derrubou a monarquia Manchu e proclamou a Republica. Nas duas décadas de lutas políticas que se seguiram a republica chinesa não conseguiu livrar o país da intervenção estrangeira. Em 1930, havia na China dois grandes grupos políticos rivais: de um lado as forças capitalistas, comandadas pelo general Chiang Kaishek; de outro as forças comunistas lideradas por Mao-tse-Tung. Esses dois grupos se enfrentaram numa guerra civil que parou na segunda guerra mundial. Após a guerra o governo corrupto do general Chiang Kaishek perseguiu os comunistas. Mas em 1940 os comunistas venceram e criaram a Republica popular da China.
b) Líder – Maoa Tse-tung

4 – O que foi a Grande Marcha, movimento que ocorreu na Revolução Chinesa?
Em 1925 com a morte de Sun Yat-sem, o general Chiang Kaishek assumiu o poder, passando a perseguir os militantes do Partido Comunista Chinês. Liderados por Mao, cerca de 100 mil comunistas iniciaram uma Longa Marcha para o norte do país em busca de refugio.
5 – Explique o conceito de luta desenvolvido por Gandhi para alcançar a independência da Índia.
Gandhi adotou os princípios da nao-violencia e da desobediência civil, boicotando os produtos ingleses, fazendo passeatas pacificas e greves de fome.

6 – Sobre a Revolução Cubana responda:
a) causas – Desde sua emancipação da Espanha em 1898, Cuba passou a ser extremamente dependente dos Eua. Politicamente, a Emenda Platt dava aos EUA o direito de intervir politicamente no pais enviando soldados e retirando do poder quem não agradava aos EUA. Em termos econômicos, os Eua eram os maiores compradores dos principais produtos de exportação da ilha. A capital do país, Havana, era conhecida por seus famosos cassinos e por suas cobiçadas prostitutas, era ponto de encontro dos turistas norte-americanos. Em 1952 Fulgêncio Batista deu um golpe de Estado e instaurou uma ditadura no país com o apoio dos Eua.
b) lideres – Che Guevara e Fidel Castro
c) conseqüências – Os Eua decretou um bloqueio econômico a ilha que passou a vender seus produtos a URSS. Cuba se tornou socialista.

7 – Sobre a Guerra do Vietnã responda:
a) causas – Na conferencia de Genebra ficou decidido que o Vietnã seria dividido em dois, respeitando as fronteiras do paralelo 17: o Vietnã do Norte, dominado pelos socialistas, com a capital em Hanói, e o Vietnã do Sul, capitalista, cuja capital era Saigon. Previa-se ainda a realização em dois anos, de eleições populares que escolheria um dos dois governos, unificando o pais novamente. No Vietnã do Norte o governo realizou amplas reformas. No Sul o governo era contrario a unificação, recebendo apoio dos EUA. Teve inicio a guerra do Vietnã.
b) envolvidos – EUA, vietcongs apoiados pelos URSS.
c) conseqüências – O Vietnã unificado se tornou socialista e os EUA perderam a guerra.

8 – Defina os conceitos abaixo:
a) Glasnost – significa transparência. Consistia basicamente numa abertura democrática por meio do qual setores da população soviética passaram a ter maior liberdade de expressão em relação aos problemas de ordem econômica, cultural e política do pais.
b) Perestroika – conjunto de reformas político-economicas empreendidas na URSS a partir da nomeação de Gorbatchev. c) Intifada – luta dos jovens palestinos usando pedaços de pedra contra soldados israelense com o objetivo de lutar pela criação do

Nenhum comentário: